Mamoplastia de Aumento (Prótese Mamária)
Sobre a Mamoplastia de Aumento
Também conhecida como Mamoplastia de Aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. A mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado no mesma cirurgia de aumento de mama.
Se você está insatisfeita com o tamanho da sua mama, a cirurgia de aumento de mama é uma opção a ser considerada.
O aumento de mama pode:
- Aumentar o tamanho e projeção de seus seios,
- Tratar alguns tipos de assimetrias mamárias
- Melhorar a sua autoestima e autoconfiança.
Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia (retirada de parte ou de toda a mama após câncer) ou lesão.
Preparando-se para a cirurgia
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
- Fazer exames laboratoriais ou avaliação médica,
- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
- Fazer exames de imagem antes da cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário,
- Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia,
- Evitar tomar aspirina, medicamentos naturais e alguns outros medicamentos, pois podem aumentar o sangramento. Por isso é muito importante avisar o seu cirurgião plástico todos os medicamentos que está utilizando ou que pretende utilizar antes de sua cirurgia.
Pós-operatório
Embora muitos fatores estejam envolvidos, o período de recuperação pós-cirúrgica inicial geralmente é de 24 a 48 horas, seguido de um período de repouso de alguns dias.
Dor e inchaço é comum no pós operatório, mas para isso existem remédios que seu cirurgião irá prescrever para amenizar. Exercício físico e atividades normais serão liberados seguindo orientação de seu cirurgião plástico.
Resultados
É importante saber que os resultados da cirurgia de implante de mama não são permanentes e os mesmos podem exigir substituição ao longo da vida. Você deve fazer acompanhamento com seu cirurgião plástico para discutir mudanças em seus seios. Com o tempo, seus seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, a fatores hormonais e à gravidade. Se após este período você se tornar insatisfeita com a aparência de seus seios, você pode optar por se submeter a um procedimento de lifting de mama (erguer as mamas) ou optar pela troca dos implantes mamários.